Guerra espiritual

Guerra espiritual

Pr. José Antônio Corrêa

Salmos – 18 – 28 : 33

INTRODUÇÃO:

1. Estamos em guerra! No trecho do Salmo lido, o contexto, é de guerra. Nele Davi se refere à ajuda recebida de Deus nas guerras contra as nações pagãs em sua volta.

2. Vejamos: “ALGUMAS COISAS QUE RECEBEMOS DE DEUS EM NOSSA LUTA CONSTANTE CONTRA O INIMIGO”:

I – RECEBEMOS LUZ

VS. 18.

1 “Porque fazes resplandecer a minha lâmpada, oh Senhor meu Deus, derrama luz nas trevas”, Vs. 1. A lâmpada acesa numa casa fala de prosperidade, de visibilidade. Fala também da presença de vida e felicidade doméstica, I Rs 11.36, “E a seu filho, darei uma tribo, para Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém…”.

2. Por outro lado, a extinção da família real, seria como apagar uma lâmpada, II Sm 21.17, “…Nunca mais sairemos à peleja, para que não se apague a lâmpada de Israel”. Temos nesta passagem um juramento dos homens de Davi.

3. Permanecer com a lâmpada acesa, é ter vida preservada! Por esta razão, Jesus diz que como discípulos dEle, somos luz: “Vós sois a luz do mundo”, Mt 5.14.

II – RECEBEMOS ENERGIA

VS. 29.

1. “Pois contigo desbarato exércitos, com meu Deus, salto muralhas”, Vs. 29. Estas palavras descrevem o ímpeto irresistível pelo qual, Davi irrompia nas linhas dos inimigos e suas fortalezas. Um exemplo disto está em I Sm 30.17, “Feriu-os Davi, e nenhum deles escapou, senão só 400 moços que, montados em camelos fugiram”. Temos aqui a descrição de uma guerra contra os Amalequitas, onde Ziclaque, foi invadida e destruída.

2. Nossa luta deve ser desta maneira. No Poder recebido de Deus, podemos desbaratar, destroçar os exércitos inimigos, saltar muralhas, 1 Co 10.4, “Porque as armas da nossa luta, não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas, e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.

III – RECEBEMOS CONFIANÇA

VS. 30.

1. “O caminho do Senhor é perfeito”, Vs. 30. O que Deus faz, é feito com perfeição, sua Palavra é provada, como que testada no forno, revelando sua pureza. Isto nos leva a crer que as promessas de Deus são infalíveis, e por esta razão traz confiança naqueles que nelas crêem.

2. Vs. 31, “Porque quem é Deus, senão o Senhor?”. havendo um só Deus, Criador, podemos confiar nEle em todas a s circunstâncias: “Quem é rochedo, senão nosso Deus?”. Só nEle se acha estabilidade eterna; Só nEle há perfeita força e resistência.

3. Sl 40.4, “Bem aventurado o homem que pões no Senhor a sua confiança”.

IV – RECEBEMOS PERSEVERANÇA

VS. 32.

1. “O Senhor me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho, Vs. 32. A idéia envolvida neste “revestimento”, era um tipo de cinta usada pelas pessoas que viajavam no deserto, dando apoio e descanso para o corpo, que poderia sofrer grandes torções ao passar horas sentado nas costas do camelo.

2. Maior reforço, é o apoio que a alma do crente recebe mediante a oração, nos concedendo forças para transpormos os obstáculos em nosso caminho. Há obstáculos que para serem removidos, precisam de muita perseverança em oração, por parte do filho de Deus, Rm 12.12, “Sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes”.

V – RECEBEMOS AGILIDADE

VS. 33.

1. “Ele deu a meus pés a ligeireza das corças”. As corças, eram animais rápidos, ágeis. Os israelitas precisavam de esperteza no correr. A agilidade e a perseverança, eram qualidade mais importantes na guerra, especialmente para a perseguição dos inimigos derrotados, pois a verdadeira guerra começava quando um dos inimigos se intimidava e começava a fugir.

2. A agilidade tem a ver também, com um raciocínio rápido, que muitas vezes, era decisivo numa batalha.

3. A nossa agilidade deveria vir do Senhor, e não de nossas forças físicas.

CONCLUSÃO:

1. Devemos nos conscientizar que estamos de fato numa guerra tremenda, Ef 6.12.

2. Precisamos receber de Deus a preparação necessária para não sermos derrotados e envergonhados pelo inimigo. Dependemos de Deus para recebermos:

a. Luz,

b. Energia,

c. Confiança,

d. Perseverança,

e. Agilidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: